Laurita Castro
Coreógrafa e professora de dança espanhola e flamenco
Iniciou desde a infância os estudos básicos de Dança Espanhola, tendo como maestra sua mãe, a cantora e “bailaora flamenca” Dolores Coesta, nascida em Almería (província de Andaluzia- Espanha).
A influência materna foi intensa quanto à fidelidade aos costumes, tradições, energia e força do povo Andaluz.
Criada respirando esta cultura, Laurita adquiriu uma concepção artística autêntica. Foi orientada com veracidade quanto aos preceitos e elementos sociais dos andaluzes, e principalmente dos gitanos (ciganos que se instalaram no sul da Espanha- Andaluzia) que tanto participaram na formação da essência de toda Cultura Flamenca.
Estudou no Teatro Municipal com VASLAU, WELTCHEK, ballet clássico, e piano no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Flamenco com o professor CARRETILLA, GLORIA BARRA, o cantor ANGELILLO. Estudou também com a maior expressão do flamenco na Espanha de todos os tempos, Carmen Amaya, em sua única temporada no Brasil.
Aos 16 anos começou a lecionar Dança Espanhola, tendo como aluno e “pareja de baile” DAVID DUPRÉ, então dirigente do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Montou sua própria escola, desenvolvendo um método próprio para crianças. Durante anos organizou espetáculos com alunos em teatros como o do Conservatório Municipal de Música, Cultura Artística, Maria Della Costa, Municipal de São Paulo e outros.
Em 1973 esteve em Madrid e Sevilha, assistindo espetáculos em teatros e tablados, onde verificou e sentiu as novas tendências do Flamenco que ali se apresentavam. Ao retornar dedicou-se ao estudo profundo desta arte, sem se desprender das origens do Flamenco Tradicional, mas identificando-se com a linha moderna e estilo próprio dos grandes mestres ANTONIO GADES e CRISTINA HOYOS, traduzidos mundialmente na trilogia de Carlos Saura (Bodas de Sangre, Carmen e Amor Brujo).
Assim, seguiu seu trabalho baseado na modernização crescente de técnica impressa no trabalho de coreógrafos espanhóis de destaque, mas sempre fiel e atenta às raízes do FLAMENCO PURO.
Em 1984, inicia curso regular de Dança Espanhola no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), na academia dirigida pela atriz, bailarina e coreógrafa CLARISSE ABUJAMRA, onde reuniu alunos que além de conhecimento da técnica flamenca, possuíam também formação clássica, moderna e teatral, coreografando para este grupo.
Paralelamente, ministrou cursos avulsos nas academias “JOYCE BALLET”, “CISNE NEGRO” e “STEPS”. Nesse locais, teve como alunos, bailarinos e coreógrafos como SONIA MOTA, VAL FOLLY, KIKA SAMPAIO, CLÁUDIA DE SOUZA, EDER CARDOSO, GUILHERME LEMOS.
Em 1986, a convite de ANTONIO FAGUNDES e CLARISSE ABUJAMRA, participou da montagem da peça “CARMEN COM FILTRO”, dirigida por GERALD THOMAS, sendo este seu primeiro trabalho no Teatro como professora, coreógrafa e orientadora cultural de Flamenco. O trabalho se traduziu basicamente em muitas aulas dadas aos atores e atrizes do elenco, consistindo em: técnicas de sapateado espanhol (Taconeo), postura do corpo, braços e mãos, enfim, movimentos e passos típicos, populares dotados de muita expressão, tão presentes na Dança Flamenca.
Coreografou para a atriz CLARISSE ABUJAMRA (no papel de CARMEN), a Dança da Taberna; nessa coreografia imprimiu um clima envolvente de paixão, mistério e sensualidade, o qual foi excepcionalmente interpretado pela atriz. Outro ponto forte da coreografia foi o manuseio da capa de Toureiro.
Na trilha sonora da peça, Laurita gravou as castanholas para a cena final da morte de “Carmen”, reproduzida posteriormente em disco. O trabalho teve grande êxito na Europa e Estados Unidos, onde recebeu elogios da crítica especializada.
Em 1987, a convite de FLÁVIA GOLDESTEIN e TUNI DUALIBI, diretoras da Academia “GIMNASIUM – Corpo e Movimento”, Laurita transfere seus alunos para este espaço, onde definitivamente profissionaliza seu grupo.
A partir de 1989, começa a montar as coreografias com músicas ao com os Guitarristas PEDRO DE JAÉN e FERNANDO DE LA RUA, e o cantor espanhol ENRIQUE ALONSO, obedecendo à estrutura original de temas aflamencados e do “Baile Tradicional Flamenco”.
Com a assistência da bailarina YARA CASTRO, sua filha, e do guitarrista FERNANDO DE LA RUA, desenvolve até os dias de hoje um trabalho intenso de pesquisa da complexidade dos ritmos que compõe o FLAMENCO.
Em 1989 foi convidada, desta vez, pelo próprio GERALD THOMAS, para coreografar “CARMEN COM FILTRO II”, sob uma nova concepção. Trabalhou intensamente com a atriz BETH COELHO, no papel de CARMEN, com novas coreografias, entre as quais, uma “PELEA GITANA”.
O resultado deste trabalho foi altamente positivo, principalmente no exterior, pelo espírito vanguardista e inovador da direção, quanto à montagem da peça.
Em 1989 e 1990, intensificou a atuação de seu grupo, trabalhando com tantos como ENRIQUE ESPAÑA, MARIO VARGAS, KIQUE VALÊNCIA, BLANQUITA SERRANO (todos cantaores). Dirigiu muitas apresentações e juntamente com sua filha YARA CASTRO e FERNANDO DE LA RUA, abriu novas perspectivas de evolução ao seu grupo, tanto na técnica como na concepção artística de novas coreografias, sempre voltadas a obras com temas e roteiros coreográficos.
Em 1990, ingressou paralelamente a outras atividades com o grupo, na SOCIEDADE HISPANO BRASILEIRA DE SOCORROS MÚTUOS, dando aulas e dirigindo o grupo “El ROCIO” composto por filhos de espanhóis.
Em 1991 viaja par a Espanha com YARA CASTRO e FERNANDO DE LA RUA, buscando aperfeiçoamento na concepção coreográfica do BAILE FLAMENCO.
O estudo foi aprofundado e ilustrado por aulas com MARIA MAGDALENA, LA CHINA, LA TATI, THOMÁS DE MADRID e MANOLETE, todos em Madrid.
Em Córdoba, assistiu à montagem coreográfica da pareja de bailaores MARIVÍ PALÁCIOS e ANTÓNIO ALCAZAR, em aulas particulares, e também da bailaora RAFAELA MORALES CALA (LA FALIU).
O Espetáculo que mais marcou Laurita nesta viagem foi SUEÑOS FLAMENCOS, de CRISTINA HOYOS. Visitou a FUNDACIÓN ANDALUZA DEL FLAMENCO, pesquisando e obtendo um precioso material sobre a Arte Flamenca para assim, com renovação e entusiasmo, trabalhar com seus bailarinos no Brasil, transmitindo, antes de tudo, qualidade e autenticidade dentro de um alto padrão profissional.
Em 1993 Laurita é convidada pelo bailarino e coreógrafo espanhol PEPE DE CÓRDOBA, radicado no Brasil, a dar aulas no Centro Flamenco Pepe de Córdoba.
Em 1998, Laurita Castro abre o seu próprio Estúdio, com o nome de Casa Flamenca Castro de La Rua, uma homenagem a bailarina, coreógrafa e professora de flamenco Yara Castro, sua filha.