Laurita Castro
Coreógrafa e professora de dança espanhola e flamenco
Iniciou desde a infância os estudos básicos de Dança Espanhola, tendo como maestra sua mãe, a cantora e “bailaora flamenca” Dolores Coesta, nascida em Almería (província de Andaluzia- Espanha). A influência materna foi intensa quanto à fidelidade aos costumes, tradições, energia e força do povo Andaluz.
Criada respirando esta cultura, Laurita adquiriu uma concepção artística autêntica. Foi orientada com veracidade quanto aos preceitos e elementos sociais dos andaluzes, e principalmente dos gitanos (ciganos que se instalaram no sul da Espanha- Andaluzia) que tanto participaram na formação da essência de toda Cultura Flamenca.
Aos 16 anos começou a lecionar Dança Espanhola, tendo como aluno e “pareja de baile” DAVID DUPRÉ, então dirigente do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Montou sua própria escola, desenvolvendo um método próprio para crianças. Durante anos organizou espetáculos com alunos em conservatórios e grandes teatros.
Em 1998, Laurita Castro abre o Casa Flamenca Castro de La Rua, uma homenagem a bailarina, coreógrafa e professora de flamenco YARA CASTRO, sua filha.
Em 2008, “Recuerdos” foi uma grande festa flamenca
para celebrar e homenagear os 25 anos do Grupo Laurita Castro e 10 anos do Casa Flamenca Castro de La Rua.